terça-feira, 28 de outubro de 2008


31 de Outubro


Folclore de Portugal
*
1

*
Cancioneiro Popular Português

"Uma das manifestações que melhor traduzem
o registo de costumes, tradições e alegrias de uma
população, é, sem dúvida, o cancioneiro.
Fortemente ameaçada pelos tempos modernos,
os cantares do povo têm vindo a diluir-se e a
perder a sua autenticidade.
Muito se cantou e encantou nos portais das casas
rústicas, nas eiras, a caminho das romarias, na mon-
da dos trigais e na apanha da azeitona. Um leque tão
diversificado de melodias que, de acordo com as reco-
lhas feitas pelo ilustre conterrâneo Dr. Jaime Lopes
Dias, podemos agupá-las em quatro grupos: no pri-
meiro, descantes, o que é cantado em coro acompanha-
do por instrumentos típicos da região (o adufe, os fer-
rinhos, zamburras etc...). No segundo, Jogos de roda e
modas de bailar, danças de grupos à semelhança do
nosso folclore. No terceiro: canções de romaria ou refe-
rentes a ciclos tradicionais de culto, algumas dedicadas
a Santos e à Virgem, por vezes misturando-se o religioso
com o profano. Por ultimo: um conjunto de canções que
não se enquadram em qualquer dos tres tipos anteriores,
como é o caso das canções alusivas ao trabalho, as janeiras,
as alvissaras, etc."
In Enciclopédia Universal Mutimédia da Texto Editora (1997)
*
2

No tempo que amei o meu compadre,
Melhor eu amasse um burro;
Andava a cavalo nele,
Eu nunca perdia tudo.
In Cancioneiro Popular Português
*
3


À beira do rio nasce
Violetas ao comprido;
Inda ontem me disseram
Que querias casar comigo.
In Cancioneiro Popular Português
*
4

-Sete vezes fui casado,
Sete mulheres recebi;
Juro à fé de quem sou
Que ainda estou como nasci.
In Cancioneiro Popular Português
*
5

Deixára-me estar solteira,
Solteirinha estava bem, éi-ó;
Estava a bafo de meu pai
E de minha mãe também, éi-ó.
In Cancioneiro Popular Português
*
6

Quem me dera ser do Porto,
Ou do Porto ter alguém;
Quem me dera a liberdade
Que as moças do Porto tem.
In Cancioneiro Popular Português
*
7

Tu dizes que me não queres
Por eu ter a fala grossa;
Com ela me remedeio,
não vos vou pedir a vossa.
In Cancioneiro Popular Português
*
8

Vou embora dos meus amos,
Não quero mais servir;
Quanto ganho como gasto,
Não chega para me vestir.
In Cancioneiro Popular Português
*
9

Amanhã me vou embora,
hoje lhes dou a despedida;
adeus, pai , adeus, mãe,
adeus minha rapariga.
In Cancioneiro popular Português
*
10

Quem tem amores não dorme,
Bem faço eu em não os ter!
Deito-me na minha cama,
Não me custa adormecer.
In Cancioneiro Popular Português
*
11

Vens jogar ao Carnaval
E eu mando-te para o diabo;
Nunca me fez mal nenhum
Trazer no trazeiro um rabo.
In Cancioneiro Popular Portugês




12 comentários:

pessi disse...

Muito graciosas essas fotografias de Portugueses.
Esses trages tipicos são lindos.

Boa quarta Gaspar.
Abrç.

Anónimo disse...

Quem me dera fotografar assim. Sei que não é fácil. Que melhor elogio posso fazer ?
Gostei do tema escolhido para a Blogagem Colectiva. É bom mostramos o nosso património.
Parabéns

kilder disse...

fotos bem bacanas!!!
parabens.

Anónimo disse...

Aqui, no Brasil, deveríamos fazer o mesmo, divulgando nossas manifestações.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar, já estive aqui bem cedo, mas nao vi seu post, rs.

Adorei as fotos. lindas expressivas!

Parabéns!

Gostei muito da sua escolha, e os versos em prosa.

Uma vez assisti no canal da RTPI, uma noite de Fado e foi sensaciobal. Me lembro que quando crianca Amália Rodrigues cantava nas rádios e eu mesmo crinaca já sabia parte da música.

Ótima postagem.

Um grande abraco eboa noite

Anónimo disse...

Gaspar, gostei tanto de sua presença em meu blogue quanto ao espetáculo das fotografias exibidas aqui.
As imagens me lembraram um vídeo sobre o folclore desta região que ums primos que moram em Portugal trouxeram para que víssemos.
É muito bom mesmo colocarmos um pouquinho do que é nosso, nossa tradição...

Elma Carneiro disse...

Ah, adorei as letras das cantigas.
Gostaria muito se pudesse ouvir a música também.
Ótima e bem farta a sua participação.
Gosto muito de conhecer a cultura popular dos povos, pela riqueza de suas raízes e importancia de suas manifestações.
Parabéns, você sempre tem um ótimo gosto nas escolhas de seus temas.
Bjs

Gaspar de Jesus disse...

JORGE
KILDER
LINO
GEORGIA
IZA
ELMA
Foi muito "tocante" para mim as vossas visitas e acima de tudo as vossas simpatiquíssimas palavras.
Obrigado por terem vindo.
Afectuosamente.
Gaspar de Jesus

Anónimo disse...

Muito interessante o TEMA e o RESULTADO da postagem. Imagem formidáveis!

Milouska disse...

Gostei muito deste seu artigo.
As imagens e as modinhas do nosso cancioneiro estão bem conjugadas.
Parabéns, meu amigo, por mais esta bela postagem de divulgação.

Quanto às novas fotos de "Olhares de Outono", uma verdadeira beleza. Até fico muda de espanto...
Um beijo,

Milouska

Dory Yoko disse...

Também participei da Blogagem coletiva e adorei! Hoje me sinto mais enriquecida culturalmente. Maravilhosa as suas fotos! Parabéns pelo artigo! bjs

Aprendendo a Língua Japonesa

Lizete Vicari disse...

Gaspar não é a toa o prêmio que recebeste!
O teu blog está maravilhoso!
Aquí no Rosa em junho acontecem umas festas, e os antigos cantam umas
cantigas que chamam de ratoeira.
São cantigas com versos que lembram estes.AMEI os versos e as FOTOS!
Um beijo. lili

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR