sábado, 13 de dezembro de 2008



15 DE DEZEMBRO 2008

**************BRASIL**************
*

PORTO GALINHAS
*
Esta minha participação sobre o tema Brasil será necessáriamente para mim, ditada pela junção de dois sentimentos que sempre me têm norteado ao longo da vida, como seja o sentimento da FRATERNIDADE e também todo o sentimento que a palavra SAUDADE encerra.
Procurei a explicação para estas duas palavras, e encontrei.

*
FRATERNIDADE
Parentesco entre irmãos. Laço de solidariedade e de amizade entre seres humanos, entre membros de uma sociedade.

*
SAUDOSISMO
Corrente estética portuguesa de que foi principal mentor Teixeira de Pascoais (1911).
*

SAUDOSISTA
Que tem um carácter saudoso. Partidário do saudosismo.

*
SAUDOSO
Que sente ou inspira saudade.
Fonte: Larousse

*
Saudade
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de
língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda e distância. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos
Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe dos entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A génese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.
Fonte: Wikipédia

************************************************************************************
1963 - Portugal vivia sob a ditadura de Salazar que se havia recusado a entregar as Colónias aos seus naturais, e a Guerra estalou em força nas tres frentes, Angola, Moçambique, e mais tarde Guiné Bissau. Esse facto fez com que a quase totalidade dos jovens obrigatóriamente alistados no Exército fossem enviados para a frente do conflito.

No pequeno mas muito unido grupo de que fiz parte e que rumou a Angola, um elemento se destacava, Manuel Sousa, grande futebolista das fileiras do Futebol Clube do Porto, e um excelente ser humano, era como uma espécie de " idolo" para nós, mas se o Exécito nos juntou, também nos separou, uma vez que nos distribuíu por várias equipas, que por sua vez se espalharam por todo o território Angolano. Quase dois anos e meio depois, e terminada a Comissão de Serviço, regressamos a Portugal à medida que iam chegando os homens que nos haveriam de subestituír, e assim nos perdemos uns dos outros. Volvidos cerca de vinte anos, fomos acometidos de uma "overdose de saudade" e iniciamos uma busca incessante pelos companheiros que haviamos perdido. Este "fenómeno" varreu todo o país, a exemplo do que já havia acontecido com os Veteranos de Guerra do Vietname.

Com mais ou menos dificuldade fomos localizando a maioria dos companheiros, mas alguns houve que foram dificeis de localizar, enquanto que de outros nunca lhes achamos o rasto. Entre os mais difíceis estava o nosso Manuela Sousa, que havia imigrado para o BRASIL e por lá se ficara.
*


Manuel Sousa e Gaspar de Jesus, Luanda - Angola 1965
*
O emocionante reencontro aconteceu trinta e seis anos depois no aeroporto de Recife e rumamos a Garanhuns, cidade que o havia acolhido e onde construira uma linda familia. Reataram-se e reforçaram-se os laços quase rotos de uma fraternal amizade que a Guerra tornou possivel, mas eram já evidentes os sinais da enfermidade que dois anos mais tarde o haveria de vitimar.
Voltei ao Brasil, não para passear, mas para com a minha presença o apoiar num momento bem difícil para ele, para a familia e para todos os saudosos companheiros dos quais eu era por assim dizer o representante. Viria a falecer poucos meses depois.
*

GARANHUNS - PERNAMBUCO
*

GARANHUNS
*

RECIFE
*
Quiz o destino que Manuel Sousa não voltasse a Portugal para receber a por nós tão
desejada "homenagem", mas foi o mesmo destino que permitiu que sua esposa o representasse um ano depois da sua morte.

*

Pombal - 2006
*

Pombal - 2006
*

Manuel Sousa viverá sempre na memória dos "velhos companheiros"
*
Por fim quero dizer que fiquei apaixonado pelo Nordeste Brasileiro, pelas paisagens, pelos costumes, mas essencialmente pelo jeito "BOM" das suas gentes.
Aqui deixo algumas fotografias desse país que amo.
*

PORTO GALINHAS
*

CALHETAS
*

OLINDA
*

RECIFE
*

FAZENDA NOVA
*

FAZENDA NOVA
*

GARANHUNS - Cristo do Magano
*

GARANHUNS - Feira semanal
*

GARANHUNS - Feira semanal
*

GARANHUNS - Feira semanal
*

GARANHUNS - sapateiros de rua

18 comentários:

Betina Moraes disse...

caríssimo,

nas fotos anteriores, delicadas emoções foram passando aos meus olhos enquanto uma suavidade me levou a sonhar... foi como estar em um bosque encantado! obrigada pela viagem!

nas de fotos de agora,

a cor de nosso país,
simplismente extraordinária a captação da luz!!!!!

mais uma vez, obrigada!

um forte abraço!

betina moraes

Francisco Castelo Branco disse...

Porto galinhas é muito legal

Anónimo disse...

O Brasil é um enorme manancial fotográfico. Infelizmente, ainda não consegui lá ir mas, já tenho muitos amigos por lá, não só músicos mas, também, fotógrafos e, quando temos amigos num sítio qq do planeta, a distância fica sempre mais curta...

1 grande abraço,

Nanã Sousa Dias

Dea disse...

Querido tio Gaspar!

Agradeço do fundo do meu coração por manter sempre lembrado o meu paizinho...

Fiquei muito feliz pela homenagem que fizeste ao grande homem, ser humano e pai que foi o Manuel Sousa. O homem, que contribiu com o seu país de origem, com sua garra e coragem, e com seus dotes "futebolísticos". Que veio ao Brasil por amor... Eternizado nas palavras de Dom Gerardo (amigo da nossa família) no dia da união matrimonial, "atravessou o oceano por amor". O homem que em Garanhuns - Pernambuco, cresceu dignamente com o seu trabalho honesto, a frente da Marol Confecções Ltda. e que junto a sua linda esposa (mãe exemplar), deu o dom da vida, criou e educou a mim e minha irmã, com muito amor e dedicação. Edificando assim, um belo lar e uma linda família abençoada por Deus. E nós, suas filhas, nos tornamos grandes mulheres através do exemplo vivenciado dia a dia... Á Educação e ao amor, somos gratas eternamente. Ninguém nos tira, ninguém pode nos roubar... É eterno! Para ele, o belo dito popular: "Quem Planta, colhe... No seu caso, plantou o bem, colheu somente o bem!

E falando de saudade... " O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."

Amo você meu pai...

Agradeço também, por demonstrares um carinho especial pelo meu país. O BRASIL que, com suas riquezas naturais, culturais e sua "boa gente" conquista sempre mais todo o mundo. GARANHUNS, por ser uma bela cidade do interior pernambucano. Limpa, agradável e de beleza infinita. Recife e Olinda por serem Patrimônio Cultural da Humanidade. Com suas belas praias,seu carnaval, arquitetura, riquezas e história. Uma história de luta e resistência.

PERNAMBUCO IMORTAL IMORTAL!

E, para encerrar, este meu extenso agradecimento, homenageio também a pessoa que criou este belíssimo blog. Que além de ser uma extraordinária pessoa, é um artista de luz, e quanta luz! Lembro e exalto a sua esposa, tia Emília, uma mulher de fibra, sabedoria e simplicidade inexistentes. O apoio que impulsiona o meu tio Gaspar.

O meu muito obrigada à família Jesus, por todo o apoio, dedicação, atenção e amor que nos tem proporcionado sempre.

Tio, você que ao meu pai falecer, se mostrou o "pai" mais presente e amoroso, (mesmo distante) dou o meu coração. Te amo!

Tia, que ocupa o 2º lugar de "mãe", dedicada e atenta, dou o meu coração. Te amo!

Saudades do meu segundo país... Portugal=Brasil!

Beijos

Andrea Correia de Sousa

(Deinha)

claudio versiani disse...

Caro amigo,

belíssima história que revela o seu grande caráter.

Gde ab.

Anónimo disse...

Gaspar,

que emocionante e bela historia de amizade, onde o BRASIL tão bem encaixou. Parabéns pela linda história, pelas imagens e pela poarticipação,

Forte abraço

Anónimo disse...

Que lindo seu relato!
Posso entende-lo, pois eu e meu marido estamos voltando a conviver com amigos de infancia que há muito não víamos.
Tem sido um presente pra nossa idade...
Eu e José Jaime recentemente comentamos: Ah! se Gaspar viesse ao Basil!!! e não é que já veio?
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Sensacional, Gaspar. Parabéns!!!

Você me fez chorar de saudades de sentir falta desse calor que nós brasileiros temos.

Fiquei aqui lendo o seu post com o fundo musical do video que coloquei lá na Saia Justa e foi impossivel segurar às lágrimas...

Adorei!!!

Um grande beijo no seu coracao

james emanuel de albuquerque disse...

Que bela postagem.

Como brasileiro só posso agradecer o carinho que foi transmitido ao nosso povo.

Um abraço.

Anónimo disse...

Com sempre, surpreendente. Parabéns Gaspar

Serena Flor disse...

Que belo homenagem ao amigo e ao Brasil.Parabéns pelas belas imagens e riqueza de texto! Adorei.
Um grande abraço e ótima semana meu amigo.

Anónimo disse...

Gaspar, muito emocionante a sua postagem. A sua solidariedade para com os antigos companheiros também é digna de louvores. Outra coisa, aliás, não se poderia esperar de um representante desse povo tão simpático, trabalhador, honesto, religioso como é o povo português, do qual tenho a honra de ser descendente.
Eu tive uma prima que morava em Garanhuns. O marido dela era gerente da Ag. do Banco do Brasil, mas isto na década de 1950. Lá se vai tempo.
Tudo de bom para você, que domina com tanta maestria essa arte maravilhosa e difícil da fotografia.
Um grande e fraterno abraço deste amigo.
Adelino
PS - Voltarei aqui antes, mas aproveito a oportunidade para antecipar os meus votos a você e sua família de um FELIZ NATAL.
Abs

Anónimo disse...

Gaspar
Bela postagem, bela história, belas fotos.

Gaspar de Jesus disse...

Meu caro ADELINO
Que bom que você gostou do que eu coloquei na Postagem Colectiva.
Também seu texto sobre o Brasil está interessante, de facto a vida está sempre a ensinar-nos coisa novas, e por vezes também nos desilude ao desmistificar algo que tinhamos como verdade adequirida pelos ensinamentos dos que nos precederam, mas temos de aceitar isso como normal.
Quanto a Garanhuns, é uma pequena cidade do interior de Pernambuco, tem Gente do melhor, e uma boa parte dessa Gente é portuguêsa daqui da zona de Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
è conhecida por a Cidade das Flores.
Eu adoro Garanhuns.
Um Forte e Solidário Abraço do Gaspar de Jesus

Gaspar de Jesus disse...

Caros amigos
O texto anterior destinava-se ao Blog do Adelino, mas que por engano meu ficou aqui.
Peço aos amigos navegantes que aceitem o meu pedido de desculpa.
G.J.

Jorge Pinheiro disse...

Excelente reportagem. Retrata bem certos aspectos da sociedade brasileia. Estive há pouco tempo em Porto das Galinhas e é aquilo.

Anónimo disse...

Para os Amigos
ESCOTILHA
FRANCISCO
NANÃ
ANDREA
CLAUDIO
EDUARDO NILDA
GEORGIA
JAMES
JORGE REIS
SERENA
ADELINO
PERI
JORGE PINHEIRO
Vai o meu sincero agradecimento pelos gentis comentários aqui postados.
Permitam-me que abra aqui uma excepção para enviar um muito especial beijinho à querida Deínha, filha do meu saudoso companheiro Manuel Sousa, e também minha FILHA DE AFECTO.
Para todos o meu sincero OBRIGADO.
G.J.

Francine Esqueda disse...

Sou super sua fã! Aqui tá tudo lindo! Foi um prazer ainda maior participar desta tertúlia e ver essas imagens maravilhosas!
Parabéns! Um super bjo
e até mais!

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR