sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

NUVENS NEGRAS PAIRAM SOBRE PORTUGAL
*
Caíu como uma bomba nos meios políticos e não só, a mensagem de Ano Novo do Presidente da Républica Cavaco Silva aos portugueses. Mas no fundo, o P.R. limitou-se a dizer "o rei vai nú" coisa que já há muito sabia-mos.
*
Reproduzo aqui algumas passagens do seu discurso.
*
"Boa Noite.
No início deste novo ano, dirijo a todos os Portugueses, onde quer que estejam, uma saudação calorosa e os melhores votos para 2009.
Quero começar por dirigir uma palavra especial de solidariedade a todos os que se encontram em situações particularmente difíceis, porque sofreram uma redução inesperada dos seus rendimentos.
A estes homens e a estas mulheres, que sofrem em silêncio, e que até há pouco tempo nem sequer imaginavam poder vir a encontrar-se na situação que agora atravessam, quero dizer-lhes, muito simplesmente: não se deixem abater pelo desânimo.
O mesmo digo aos jovens que, tendo terminado os seus estudos, vivem a angústia de não conseguirem um primeiro emprego: acreditem nas vossas capacidades, não percam a vontade de vencer.

Portugueses.
Não devo esconder que 2009 vai ser um ano muito difícil.
Receio o agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social.
Devo falar verdade.
A verdade é essencial para a existência de um clima de confiança entre os cidadãos e os governantes.
É sabendo a verdade, e não com ilusões, que os portugueses podem ser mobilizados para enfrentar as exigências que o futuro lhes coloca.
A crise financeira internacional apanhou a economia portuguesa com algumas vulnerabilidades sérias.
A crise chegou quando Portugal regista oito anos consecutivos de afastamento em relação ao desenvolvimento médio dos seus parceiros europeus.
Há uma verdade que deve ser dita: Portugal gasta em cada ano muito mais do que aquilo que produz.
Portugal não pode continuar, durante muito mais tempo, a endividar-se no estrangeiro ao ritmo dos últimos anos.
Para quem ainda tivesse dúvidas, a crise financeira encarregou-se de desfazê-las.
Como é sabido, quando a possibilidade de endividamento de um País se esgota, só resta a venda dos bens e das empresas nacionais aos estrangeiros.
Os portugueses devem também estar conscientes de que dependemos muito das relações económicas com o exterior.

*

Gaspar de Jesus
*
E mais adiante.

"...Quero também lembrar dois outros grupos da nossa sociedade que são frequentemente esquecidos e que vivem tempos difíceis.
Os pequenos comerciantes, que travam uma luta diária pela sobrevivência. O pequeno comércio deve merecer uma atenção especial porque constitui a única base de rendimento de muitas famílias.
Os agricultores, aqueles que trabalham a terra, que enfrentam a subida do preço dos adubos, das rações e de outros factores de produção.
Sentem-se penalizados face aos outros agricultores europeus por não beneficiarem da totalidade dos apoios disponibilizados pela União Europeia.
O mundo rural faz parte das raízes da nossa identidade colectiva. A sua preservação é fundamental para travar o despovoamento do interior e para garantir a coesão territorial do País.
*

Gaspar de Jesus
*
Medina Carreira, antigo ministro das finanças, afirmou hoje na SIC Noticias: "...no espaço de dois meses ficamos com mais sessenta mil desempregados..." para mais adiante afirmar "...o país está a saque... dificilmente se achará o rasto da maior parte dos trezentos mil milhões de euros que entraram no país ao longo de dez anos...! precisamente porque estará no bolso de alguns senhores..."
*

Gaspar de Jesus
*

Gaspar de Jesus
*
Apetece-me perguntar, será que este POVO, o povo que canta e dança, que mantém viva a verdadeira génese de ser português, merecia isto? Acho que não!
*

Gaspar de Jesus

3 comentários:

:.tossan® disse...

Como está diferente! Ficou mais bonito ainda! Quantas fotos novas e lindas!
É meu amigo a crise é mundial, mas quem contraiu dívidas vai pagar mais caro. Só espero que dê para arrumar. Abraço

Eleonora Marino Duarte disse...

caríssimo gaspar,

o mundo anda virado(aliás, sempre foi esquisito mesmo), mas de uns tempos para cá os chamados "novos bárbaros" (os responsáveis pelas especulações finaceiras mundiais) estão matando nações com a deslealdade dos covardes...

em outro tempo, nas guerras e nos domínios entre os povos, era preciso coragem para segurar a espada e ir conquistando os exércitos alheios... ali si, vencia o mais corajoso.

havia honra.

seu blog é um lugar de pensamento e arte e eu gosto muito da forma como você associa as duas coisas!

um grande abraço amigo!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar, tiro o meu chapéu e aplaudo a coragem deste homem de fibra. Muitos neste momento de crise andam tentando tapar o sol com uma peneira. Ele nao, falou ao povo português com sinceridade e convocou-os a pôr os pés no chao e colocou diante da nacao a realidade e chamou a atencao com carinho para que nao esquecessem os pequenos investidores. Meus parabéns a ele que nao o conhecia.

Um grande abraco e obrigado por visitar a Saia Curta da minha irma.

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR