terça-feira, 22 de setembro de 2009

A LUZ DO ALGARVE 9

.
ALVOR 1
.
O nome Alvor terá sido atribuído pelos mouros e constitui, muito provavelmente, uma derivação de Albur, que significa “campo inculto ou baldio”, como refere Ataíde Oliveira na sua monografia. Depois dos Árabes, Alvor foi entregue a D. Sancho I aquando da sua conquista do Algarve. O castelo de Alvor, bem como todos os castelos existentes no Algarve passaram a pertencer a Portugal. Anteriormente, terá sido habitado por povos pré-históricos e mais tarde pelos romanos e visigodos.
.
.
Após a conquista do Algarve, Alvor entrou definitivamente na corte portuguesa. Nos primeiros séculos da monarquia surgem diversos textos de lei referentes à povoação de Alvor, o que demonstra a importância de que se revestia já então. A 28 de Dezembro de 1435, Alvor foi elevada a Vila pelo Rei D. Manuel. Até ao século XIX, os rios constituíram autênticas estradas para pessoas e mercadorias, até que começaram a ser substituídos pelos caminhos de ferro e de asfalto. Contudo, a um nível anterior e mais profundo do que o do postal turístico, o mar subsiste como a fonte principal da riqueza algarvia.
.
.
A fertilidade dos solos, aliada à riqueza do estuário de Alvor e da restante costa – envolvidas num clima ameno - atraíram desde sempre numerosas populações. É do equilíbrio dinâmico entre o oceano e a costa que nasce a Ria de Alvor, porto de abrigo para numerosas espécies que servem de chamariz, há milhares de anos, para comunidades que subsistem do marisco, do peixe e do sal.Esforços desenvolvidos por diversas ONG's desde a década de 1980 têm sublinhado a importância da conservação da Ria de Alvor. No entanto, o reconhecimento nacional e internacional do estatuto de conservação do sítio tem enfrentado uma inércia considerável e não se traduziu, até hoje, numa protecção eficaz ou numa gestão positiva. Embora seja de louvar o facto da Ria.
.

.
ESTE ANO A VISITA AO ALVOR FOI FEITA NA COMPANHIA DE JORGE REIS E MARIA DE LURDES
.
(MILOUSKA) DOIS BONS AMIGOS A QUEM AGRADÊÇO TODA A GENTILEZA QUE TIVERAM PARA COMIGO E
.
MINHA MULHER DURANTE A NOSSA CURTA ESTADIA.
.
O JORGE REIS ESTEVE QUASE SEMPRE NO "BANCO DE SUPLENTES", DANDO-ME ASSIM A OPORTUNIDADE
.
DE FOTOGRAFAR COMO "EFECTIVO".
.
OBRIGADO JORGE
.

7 comentários:

chica disse...

Maravilhosas fotos e deu água na boca...abração, tudo de bom,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Lindas fotos, belo texto. Parabéns pela postagem. Adorei
Abração

Li Ferreira Nhan disse...

Olá Gaspar,
graças a indicação de seu blog através do Blog Gincana cheguei aqui e me maravilhei com tuas imagens!
Uma viagem a esta terra que tanto fala com amor ao meu coração.
As fotos da praia vista do alto ('A LUZ DO ALGARVE 8') são de um abstracionismo lírico!
...
Aqui, o simples colorido do Barco em destaque confere-lhe um ar imponente,
em contraponto,
a riqueza de detalhes na simplicidade do Sancho Pança, também transforma-o num palácio.
Duas figuras em situações antagônicas, com uma mesma origem simples e um mesmo resultado majestoso.
Parabéns!
abraços
li

Serena Flor disse...

Suas fotos são maravilhosas meu amigo. Fico sempre encantada quando aqui venho.

Passando também pra dizer que tem um selinho lá na minha galeria de selos que fica na coluna lateral do Alma Poeta ok?
É só passar lá e pegar meu querido. Caso não queira, mão tem problema algum, mas se aceitá-lo ficarei muito feliz...beijão!

Gaspar de Jesus disse...

CHICA
WANDERLEY
LI
SERENA
Adorei as vossas visiytas e agradêço muito a vossa paciência para a minha falta de tempo.
Abç
G.J.

Anónimo disse...

Gaspar

Eu não estive no lugar dos suplentes. Estive no lugar de um aluno atento que foi aprendendo com o Mestre (rsss)
Obrigado pela referência que nos faz. Já sabem que estamos sempre, mas sempre, à espera de outra visita. E o Porto será na primeira oportunidade.
Beijos da Milouska e um abraço meu.

Quanto ao resto... que dizer ? Uma belíssima reportagem fotográfica desta terra que, não sendo a minha de origem, é já minha do coração.
Parabéns por ela.

Céu Vieira disse...

Ah....!!!! Maravilhosas fotos!
Parabéns amigo Gaspar
Bj

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR