quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HÁ COISAS QUE NÃO LEMBRAM AO DIABO

.
CRIME AMBIENTAL
.
MAIOR FOGUETE DO MUNDO FOI LANÇADO NO ESTUÁRIO DO DOURO
.
.

.
É mais um recorde do Guinness para Portugal. O maior foguete do mundo foi ontem à noite lançado sobre o rio Douro, no Porto, no âmbito de um simpósio internacional de pirotecnia. O mega foguete foi lançado às 21.08 e um minuto depois foi para o ar outro engenho um pouco menor. O foguete que conquistou um lugar no Guinness tinha 33 motores (propulsores), uma cana de sete metros e um peso de 13,65 quilos, explicou o fabricante do engenho, António Pontes. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE), António Rodrigues, explicou que foi lançado por um dispositivo accionado mecanicamente. A ANEPE rejeitou as críticas de ambientalistas e garantiu que cumpriu todos os preceitos legais. O Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) considerou que o "lançamento junto a uma importante área de descanso e alimentação de aves migradoras e invernantes só pode resultar da ignorância". A ANEPE sublinhou que o foguete foi lançado de uma zona "que se encontra fora da área de protecção da Reserva Ornitológica do Rio Douro".
D. N. DE 14 DE OUTUBRO
.
.
.
Ao que sei, esta infeliz iniciativa resultou de uma parceria entre as autarquias de Porto e Vila Nova de Gaia. É sobejamente sabido que do Porto eu espero muito pouco no que ao Ambiente respeita. Já do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, um dos melhores autarcas deste país, com obra ambiental tão meritória, eu não esperava tal disparate.
.
.
Quinze dias são passados, ficou o "penacho" de um record a dividir pelas duas cidades, mas a que preço? Garças e Gaivotas estropiadas foram encaminhadas para o Parque Biológico de Gaia, enquanto que as aves migratórias de pequeno porte, como as limícolas, não mais foram vistas no Estuário. Embora paire uma onda se silêncio sobre este assunto, é de supor que na manhã do dia seguinte, 14 deste mês, tenha acontecido rápida e atempada recolha das provas do crime.

3 comentários:

Solange Maia disse...

fotografias lindas...

...e que pena o preço do "progresso"... que pena a falta de respeito com a natureza, que pena a ambição...

tão linda uma ave no céu... tão sagrada...


adorei vir aqui !
beijo grande

Gaspar de Jesus disse...

Obrigado SOLANGE pelo amável comentário.
G.J.

Anónimo disse...

Isto não é crime ???? Há que denunciar !!!

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR