sexta-feira, 1 de maio de 2015

VIVA O 1º DE MAIO



HUMILDEMENTE ME CURVO PERANTE A MEMÓRIA DE TODOS QUANTOS NO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX LUTARAM E MORRERAM PELA CONQUISTA DO DIA DO TRABALHADOR E PELAS OITO HORAS DE TRABALHO.

 1 de maio é o Dia do Trabalhador, data em que teve origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Cinco anos depois, (1891) o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. São os factos históricos que transformaram o 1º de Maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.
 No dia 23 de Abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de Maio como feriado, e um ano depois a Rússia fez o mesmo.
No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.




QUERO TAMBÉM DIZER BEM ALTO AOS 'DONOS DISTO TUDO' QUE, BEM PODEM QUERER VOLTAR AO ANTIGAMENTE, ABRIR OS SUPER-MERCADOS, OBRIGAR FUNCIONÁRIOS A TRABALHAR, ALICIAR O POVO COM OFERTAS, PROMOÇÕES, ETC. QUE EU, SEMPRE VOS DIREI NÃO!!!



Sem comentários:

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR